You are currently viewing Castração

Castração

  • Post category:Bem Estar
  • Reading time:3 mins read

Boa tarde, leitores! Hoje no blog da Vida Animal vamos conversar a respeito da castração para nossos pets e porque ela deve ser feita para manter a saúde e felicidade seu pet!

De um modo geral as pessoas têm dificuldade em reconhecer na castração de animais um ato de amor. Sim, porque essa atitude contribui para que seu pet tenha uma vida mais saudável e ainda ajuda a salvar a vida de muitos outros animais que não possuem a mesma oportunidade de ter um lar e receber os cuidados que precisam.

Se você ainda não conhece bem o assunto então, com toda certeza, vai se assustar diante desses números. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e os outros 20 milhões de cães.

Os dados levantados pela OMS vão além e mostram que em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo que 10% deles estão abandonados. 

Portanto, estamos diante de uma situação muito preocupante, na qual a castração pode ajudar muito. Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 mil descendentes em apenas 10 anos. (Tweet essa informação). E no caso dos gatos, esse número chega a 70 mil filhotes.

Dessa forma, mesmo com ONGs e protetores se esforçando em arrumar um lar para todos esses animais o esforço parece em vão porque eles se multiplicam em uma velocidade espantosa.

Por isso a castração é apontada como uma solução tão ideal, sem falar nas outras vantagens entre as quais podemos destacar a redução drástica do risco de doenças nas vias uterinas e órgãos genitais (como câncer de mama, útero, próstata, testículos e infecções na bexiga), fim do risco das fugas e brigas, assim como dos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio. 

O procedimento também elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva.

Um ótimo período para se fazer a castração é 30 dias após as vacinas aplicadas ao filhote, quando a recuperação é mais rápida. Após os seis anos de idade, as possibilidades das doenças elencadas acima se manifestarem aumenta muito e prevenir é sempre melhor que remediar. Reflita sobre todas essas informações e converse com seu veterinário para que ele esclareça ainda os mitos e verdades sobre a castração.

Seu animalzinho ainda não está castrado? Marque agora mesmo uma castração clicando aqui ou via Messenger! Aguardo vocês na semana que vem 🙂

Deixe um comentário

Castração

O Centro Médico Veterinário Vida Animal conta com o atendimento de cirurgias de castração de cães e gatos, machos e fêmeas, sempre com anestesia inalatória e mediante avaliação clínica prévia e de exames pré-anestésicos.

Castração é uma cirurgia programada (você pode agendar uma clicando aqui), realizada sempre em um animal saudável, entendemos que assim como todo procedimento cirúrgico, as castrações requerem cuidados para minimizar os riscos inerentes de uma anestesia geral. Para isso, contamos com toda a estrutura hospitalar completa da Vida Animal, com centro cirúrgico, aparelho de anestesia inalatória, internação, cirurgiões, anestesistas, exames diagnóstico de apoio e toda a equipe especialmente treinada para oferecer sempre os melhores serviços e a melhor tecnologia disponível.

Por que castrar?

A castração tem várias indicações tanto para machos como para fêmeas. Para as fêmeas que não terão atividade reprodutiva (cujos tutores não tem intensão de procriar), a primeira indicação é para evitar a ocorrência do cio e de gestações indesejadas. Devemos também nos lembrar que a castração em cadelas e gatas, quando realizadas antes do primeiro cio – ou no máximo entre o primeiro e segundo cio- proporciona o controle do aparecimento dos tumores mamários (câncer de mama), que hoje é o câncer mais comum em fêmeas não castradas. Além disso, também evita que essa fêmeas tenham pseudociese (gestação psicológica), tumores de útero e ovários e infecções de útero (piometra), que acontece tanto em gatas como em cadelas não castradas.

Já para os machos, a castração tem indicação para evitar comportamentos, as vezes indesejados, de dominância e marcação de território, uma vez que os animais não castrados tendem a marcar território com urina, entrar em conflito com outros cães por domínio de território, o que, não raramente, pode levar a brigas e acidentes graves, principalmente em passeios e locais públicos. Já os gatos machos não castrados, tendem a sair à rua e também marcar território. A saída do gato à rua pode causar acidentes, atropelamentos, envenenamentos, brigas com outros gatos, além do risco de contração de doenças graves como leucemia e Aids felina. Já a marcação de território com a urina, leva a odores insuportáveis dento de uma casa ou apartamento.

Como a castração é realizada?

As cirurgias de castração requerem uma avaliação clínica, exames de sangue, e avaliação cardiológica prévia. Toda cirurgia é realizada em centro cirúrgico, com anestesia inalatória e monitorização de parâmetros vitais durante todo o procedimento. Os animais depois da cirurgia permanecem no hospital por pelo menos 24 horas, para garantir uma recuperação segura em ambiente hospitalar, e estimular o repouso necessário nessas primeiras horas. Depois disso o animal já podem ir para casa onde receberá medicação para controle de dor e cuidados pós cirúrgico, retornando ao hospital para curativos e retirada de pontos.