You are currently viewing 3 Erros comuns na educação dos gatos

3 Erros comuns na educação dos gatos

  • Post category:Dicas Pet
  • Reading time:4 mins read

Boa tarde, leitores! Como bem com vocês?

Hoje no Blog da Vida Animal vamos falar sobre alguns erros comuns na hora de educar o seu felino! Sente-se e relaxe.

1. Tentar educar os gatos como se fossem cães

Certamente, há muito mais material e fontes disponíveis em relação ao treinamento dos cães. Portanto, nossa percepção da educação dos animais de estimação é condicionada pelas técnicas e resultados da obediência canina.

Na prática, e mesmo se o fizermos inconscientemente, tendemos a associar a imagem de um animal de estimação educado a um cão obediente.

Gatos e cachorros são animais muito diferentes que estabelecem laços muito distintos com seus guardiões.

Primeiro, precisamos entender que os gatos nunca foram domesticados como os cachorros. Eles simplesmente se adaptaram para compartilhar seu território e estabelecer uma relação de benefício mútuo com os seres humanos.

Por outro lado, os felinos são animais que, na natureza, preferem uma vida solitária e independente, enquanto os cães se adaptam à estrutura hierárquica de um matilha para garantir sua sobrevivência. Portanto, eles podem aprender a ver seu guardião como seu líder.

Embora um gato seja perfeitamente capaz de aprender, sua obediência sempre estará condicionada à sua vontade e interesse próprio. Dessa forma, se a sua ideia for ter um animal de estimação com obediência incondicional, é melhor escolher um cachorro.

2. Não dedicar tempo para ganhar a confiança do seu gato

Um dos erros na educação do gato é o de não construir um vínculo de amizade e confiança. É evidente que, devido ao caráter mais independente dos felinos, é muito mais complexo ganhar a confiança de um gato do que a de um cão.

Um gato nunca obedecerá por qualquer motivo, ou simplesmente para agradar seu guardião ou impedir que ele fique com raiva. Primeiro, ele precisará sentir que esse relacionamento de aprendizado é seguro e positivo para sua própria rotina. 

Ou seja, para educar um gato, precisamos ganhar sua confiança e mostrar a ele que a obediência lhe oferece muitos benefícios.

3. Acreditar que a violência tem alguma função educacional

No passado, acreditava-se que a violência física ou verbal desempenhava um papel na educação. Felizmente, hoje sabemos que os métodos violentos e abusivos são contraproducentes e perigosos no aprendizado de todas as espécies.

Se tentarmos educar um gato com punições ou repreensões, nunca obteremos bons resultados. Além disso, vamos prejudicar nosso relacionamento com nossos felinos e favorecer o desenvolvimento de problemas comportamentais.

Para evitar esse erro terrível, devemos usar o reforço positivo na educação do gato. Ao recompensar seu gatinho por seus bons comportamentos, você o encorajará a assimilá-los como parte de sua rotina e estará estimulando a sua inteligência.

Deixe um comentário