Os cães são os companheiros fiéis dos homens. Por isso, qualquer comportamento que esteja fora da normalidade ou que seja estranho pode causar preocupação. Isso pode ser preocupante se estiver relacionado à saúde, como quando os cães bebem muita água.
Como os cães suam?
Em primeiro lugar, devemos considerar que o cão possui um sistema de transpiração diferente do ser humano e, portanto, suam de outra forma. A transpiração é o sistema que os animais usam para se refrescar.
Enquanto os seres humanos têm glândulas sudoríparas por toda a superfície da pele, os cães não. Existem dois métodos de transpiração nos cães: através da língua e da respiração. Os cães têm glândulas sudoríparas apenas no nariz e nas almofadas dos pés.
Costuma-se dizer também que os cães “suam pela língua”. Mas o que realmente acontece é que, quando a temperatura do corpo aumenta, o organismo bombeia sangue quente para a boca, onde há glândulas salivares.
Um veterinário explicou o processo da seguinte maneira: “o cão estica a língua e o vapor de água quente que sai dos pulmões se condensa ao tocar as mucosas da boca e da língua, mais frias”.
Através dessas glândulas, é possível reduzir o aumento de temperatura. O calor é liberado na forma de vapor d’água pela boca, que ao se condensar cai pingando no chão.
Além disso, também foi observado que o cão pode liberar calor através da cabeça e orelhas. Isso acontece porque a refrigeração natural causa dilatação das veias na cabeça e nas orelhas. Assim, quando o calor ambiente não é excessivo, a temperatura do cão reduz.
Razões pelas quais os cães bebem muita água
Considerando que os cães têm um sistema de refrigeração pior que o nosso, as razões pelas quais bebem muita água podem ser as seguintes:
Hidratação extra
Os cães são animais que bebem muito, especialmente nas épocas de temperaturas mais altas. Por isso, é aconselhável deixar água fresca disponível, ligar o ar condicionado ou deixar as janelas abertas para haver corrente de ar.
Exercício físico intenso
O sistema de transpiração é ativado de maneira significativa no momento em que o cão começa a se mover. Por esse motivo, antes de longos passeios ou exercícios intensos, os cães precisam beber muita água.
Outro exemplo é quando brincam com outros cães. A transpiração aumenta em comparação com a transpiração que ocorre quando está calmo. Assim, é conveniente ter água à disposição para que o cão possa matar a sede.
Alimentação
Em alguns casos, o tipo de alimentação do cão pode influenciar na quantidade de água ingerida. Entre a grande variedade de alimentos existentes, alguns contêm um alto teor de sódio, ou seja, uma grande quantidade de sal.
Por isso, o cão precisa beber mais água do que o normal para combater o aumento de sódio no sangue. Seria aconselhável consultar um veterinário para saber se a dieta deveria ser alterada a fim de evitar problemas de saúde a longo prazo.
Problemas de saúde
Um dos objetivos dos diferentes donos de animais é manter seus animais de estimação saudáveis. No entanto, às vezes eles podem desenvolver doenças, como diabetes ou insuficiência renal. E uma característica que pode alertar sobre isso é a quantidade de água ingerida.
Apesar disso, você deve sempre procurar um profissional e discutir as mudanças observadas no animal. Assim, ele poderá decidir quais são os exames necessários para verificar se o animal está doente ou não.
Em resumo, o cão não tem a mesma capacidade de transpiração ou refrigeração que um ser humano. Por esse motivo, deve-se levar em consideração que seu resfriamento é menos eficiente e evita possíveis choques térmicos.
Além disso, é necessário considerar que o tamanho do cão também influencia no resfriamento. Embora cães maiores gerem mais calor, eles suam menos que cães pequenos.
Diante de qualquer comportamento estranho do seu companheiro de quatro patas, é conveniente ter um respaldo médico que confirme se algo está acontecendo ou não.