Olá, leitores! Hoje vamos conversar sobre a identificação do seu pet, como você deve chamá-lo e até mesmo a tecnologia utilizada atualmente para facilitar a identificação dos pets.
A identificação de animais se torna cada vez mais importante em todo o mundo, uma vez que ninguém está isento da possibilidade de acabar com seu pet perdido. Os métodos são variados, e incluem opções que diferem tanto em preço como em eficácia e forma de aplicação.
Considerando os benefícios da identificação de animais, a cidade de São Paulo realizou durante o mês de setembro de 2012 um mutirão para fazer a identificação dos animaizinhos no Centro de Controle de Zoonoses e em mais alguns endereços. Na ocasião, o proprietário que levasse seu animal de estimação nos locais indicados podia ter seus pets vacinados e devidamente identificados por meio da técnica de micro-chip.
Esse método de identificação, consiste numa cápsula cirúrgica que conta com um circuito eletrônico e um código único. Inserido no animal por meio de uma injeção, o micro-chip de identificação animal é aplicado sem a necessidade de anestesias, já que o procedimento é rápido e o aparelho é bem pequeno.
A desvantagem do uso de coleiras com placas de identificação de animais é que a plaqueta pode ser facilmente tirada do animal ou ser perdida por ele em alguns casos, no entanto segue como um dos métodos mais adotados pelos proprietários de pets.
No caso da tatuagem, que também é indolor funciona bem para a identificação de animais, as vantagens são diversas, e incluem desde a visualização imediata a um banco de dados único, permitindo que seu amigo conte com mais meios para ser identificado. Já existem coleira com GPS para localização exata do pet, porém ainda é um método muito caro, por isso ainda não é muito utilizado.
E aí? o que acharam dessas novidades? Comentem ai em baixo a opinião de vocês 🙂 Até semana que vem!